terça-feira, 11 de agosto de 2015

Criando Arte e Nina Becker criam para a Farm

O telefone tocou aqui na Asta e do outro lado da linha a voz se identificou como sendo a Nina Becker, cantora, compositora, diretora de arte e cenógrafa. Nina estava à procura de um grupo que pudesse ajudá-la a criar um cenário para o novo catálogo da marca carioca Farm. A ideia era um cenário feito à mão e foi a partir desta necessidade que a Nina chegou até nós. Ela queria algo feito com garrafa PET de forma artesanal e partindo deste insumo foi conhecer o grupo Criando Arte, da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, especializado em criar coisas lindas com este material.

“Quando me pediram um cenário que fosse feito à mão, pensei que ele poderia ser feito por um grupo de artesãos e procurei por pessoas que tivessem brilho no olhar e entusiasmo no tom de voz. Através da Rede Asta, cheguei ao Criando Arte, que me encantou. Eles transformam a garrafa de pet, aquele material que parece só ter um destino – o lixo – em algo que, através da criatividade delas, pode virar qualquer coisa”, conta a Nina.

A líder do grupo, Léa, é super experiente em usar o PET para criar produtos como cachepots, colares e brincos. E foi com toda esta expertise e em parceria com a Nina, valorizando a identidade do grupo, que surgiu o cenário novo com o tema Azulão para a marca que tem tem tudo a ver com o Rio. Foram feitos testes e experimentações até chegar à estrutura metálica revestida com tiras de PET, seguindo um processo complexo e detalhista. As garrafas foram filetadas e as tiras lixadas e coloridas manualmente com lápis de cera (haja trabalho!).


Toda a montagem do cenário levou um mês e foram reaproveitadas 1.300 garrafas. Além do PET houve também a parte da serralheria com formatos curvos lembrando água e ondas do mar. O piso também foi feito com reaproveitamento de cenários descartados.


Fora as artesãs do grupo, a equipe contou com dois carpinteiros, dois serralheiros, um motorista e um designer, além da Nina. Foi muito trabalho, mas o resultado valeu a pena, não é?


Fotos: Farm

2 comentários: