quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Cores de Frida Kahlo

As cores de Frida Kahlo acabam de chegar na Rede Asta. São as novas bonecas Frida, feitas com o reaproveitamento do bagaço da cana de açúcar, pelo grupo Associação de Mulheres Empreendedoras – AME, de Campos dos Goytacazes. Quem viu, de cara de apaixonou! São lindas e coloridas, como o visual e a obra da emblemática artista mexicana Frida Kahlo.

A criação deste novo produto começou a partir da pesquisa da nossa área de desenvolvimento de produtos. Pensávamos em peças com inspiração no México, um tema que está super tendência atualmente. A partir daí sugerimos ao grupo de artesãs que já tinha em sua linha de produtos bonecas, anjos, divinos e outros itens, que criasse uma boneca da grande artista Frida Kahlo. O grupo pesquisou imagens da artista e chegaram a um protótipo aproximado da artista. A partir do trabalho conjunto com nossa área de desenvolvimento, o protótipo ganhou mais detalhes e melhorias como flores e o trançado no cabelo, além de uma maior variedade de cores.

 A boneca é toda feita com reaproveitamento de bagaço da cana de açúcar, usando técnicas que são a marca registrada do grupo AME. A boneca passa por várias fases: da coleta do bagaço da cana, que é doado pela cooperativa Coagro, até o acabamento final com resina.


Primeiro é coletado o bagaço da cana que é lavado para retirada de sacarose e impurezas. Depois ele é peneirado para extração das várias espessuras: bagaço fino, médio e grosso. Para fazer a Frida com seus detalhes, foi usado o bagaço fino e médio. Em seguida o bagaço é armazenado. Ele é misturado com uma massa que foi desenvolvida pelo grupo e que é segredo de estado! O próximo passo é tonalizar partes da massa nas cores que se deseja usar na peça. São usados pra isso pigmento xadrez, tinta de biscuit e tinta PVA.

 


A modelagem é feita sobre um cone de linha de overloque que é reaproveitado. Depois são modelados os braços e a cabeça da Frida já com seu penteado único. Em seguida ela ganha seu xale e flores decorativas. A cada etapa da modelagem, a peça vai para a estufa para secar e depois para a lixadeira elétrica e para lixagem manual. O acabamento final é feito com resina.

Todas as nove artesãs do grupo participam em um processo conjunto e orquestrado. É uma verdadeira linha de montagem de Fridas! Cada boneca leva até 3 horas para ficar pronta. É um trabalho super delicado e feito a muitas mãos, para você.


Frida Kahlo

A artista Frida Kahlo tem sido um verdadeiro ícone quando se fala em moda e decoração. Sua história de vida foi pontuada de momentos difíceis envolvendo doenças e acidentes. Porém, apesar de todos os obstáculos, Frida sobrepujou tudo com sua alegria, amor, criatividade e paixão pela vida. Foi uma mulher que lutou por seus sonhos, pela felicidade e pelo amor, sublimando sua vida através da arte. Viveu apaixonadamente até o último dia de sua vida, refletindo seu otimismo, força e coragem que a personificou por toda a sua existência.

“Onde não puderes amar, não te demores.” Frida Kahlo


Frida Kahlo é considerada uma das maiores artistas do século 20. Em sua obra, o autoretrato foi uma constante e sua imagem sempre foi pintada em cores vibrantes, além de criar situações um tanto quanto surrealistas em suas telas. É considerada um símbolo do poder feminino e seu estilo e obra são influência para muitos.

Em setembro próximo São Paulo receberá a exposição “Frida Kahlo e as mulheres surrealistas no México”. A mostra ocorrerá no Instituto Tomie Ohtake e trará ao público brasileiro obras icônicas da artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário