sexta-feira, 8 de maio de 2015

Do PET fez-se a luz

A parceria entre o Coletivo Artes Coca-Cola, do Instituto Coca-Cola, a Rede Asta, através do grupo de artesãs Fios Coloridos, e a designer carioca Mana Bernardes fez nascer uma mini coleção de luminárias com suas curvas inconfundíveis e originais, feitas de reaproveitamento de garrafas PET.




Durante dois meses foram desenvolvidas oficinas criativas para o desenvolvimento de produtos que reutilizassem garrafas PET. Várias experimentações foram feitas e vários produtos foram surgindo. Ao brincar com as formas da garrafa PET a artesã Lucimar fez um formato de curvas e foi a partir deste pontapé inicial que o fio criativo foi puxado para a criação das luminárias Curvas e luminárias U que compõem essa linha.

Em paralelo, havia no grupo algumas artesãs que eram hábeis no crochê, como a Daniele, a Miriam, a Regina Gomes e a Regina Ferrão. Elas trouxeram o desejo de fazer algo de sua arte e o crochê foi adicionado como opção para as luminárias, ao lado dos fios coloridos enrolados que caracterizavam a produção do grupo até hoje. Foi um processo muito rico e intenso que resultou em verdadeiras esculturas coloridas que parecem brotar do chão em direção ao céu.

A artesã Regina explica como são criadas as peças: “Limpamos o PET e depois o cortamos. Em seguida fazemos o boleamento, aquecendo o plástico e arredondando as beiras. Em seguida fazemos a união das partes e colocamos fio e bocal. A base é feita com argila para sustentar o peso da armação do bocal e fios, deixando a peça equilibrada. Após toda a estrutura montada, a luminária ganha cor com os fios enrolados ou em crochê.” Confira aqui a linha completa de luminárias fruto desta cocriação.

Depoimento de Mana Bernardes:

“Uma alegria radial chega ao teto em forma de tramas / que saiu do lixo / que atravessou o oco / o vazio/ a falta de sentido por ter sido apenas uma embalagem e ocupar tanto espaço que não existe mais / que chega a engasgar tartarugas / mata até baleia / faz crianças estudarem o oceano como um lugar de marés conduzidoras de embalagens/ 
Essa alegria é que quando toda essa falta de sentido foi traduzida como material e não embalagens as artesãs do grupo Fios Coloridos, no Morro dos Macacos, fizeram verdadeiras esculturas e eu tenho muito, muito orgulho delas, onde durante dois meses fiquei direto como terapeuta e designer até ver brotar delas uma linha de luminárias que misturam garrafas PETs a crochê e a muitos fios coloridos. A trama é complexa e extremamente trabalhosa mas quando junta um monte de mulher e a realidade tem que ser transformada tudo acontece. Essa luminária tem uma luz toda especial projetada pelo craque Airton Pimenta.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário