segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Sonhos que nascem no tear

Quando a APA (Área de Proteção Ambiental) foi instituída na Região de Galdinópolis, muitas famílias que tinham a agricultura como única - ou principal - atividade econômica, migraram para as cidades, já que não conseguiam mais aumentar suas plantações.

Sem querer abandonar seu pequeno paraíso na beira do rio cercado de verde, Cristina começou a plantar ervas em seu terreno e assim iniciou uma oficina para ensinar as mulheres que ficaram na região a produzir chás. Ganharam dois teares manuais de uma ONG que Nelma, irmã de Cris, aprendeu a manejar muito bem. Assim nascia também a produção de almofadas, bandejas e tapetes feitos com a taboa retirada dos brejos (terrenos alagados) próximos e fios que elas compravam em Friburgo.


Foi assim que o grupo Oficina das Ervas começou e não parou mais. Mesmo isoladas em um povoado que em época de chuvas só se chega com carros altos para passar sobre as estradas de terra e pedra invadidas pelo rio, elas foram mais longe. Suas peças feitas nos teares ganharam logomarca, embalagem e hoje estão em vários hotéis e pousadas de Lumiar e regiões próximas. Oficina das Ervas é um nome conhecido por lá. As ervas são coletadas e usadas como preenchimento dos travesseirinhos e sachês que confeccionam no atelier.

Mas Cris e Nelma queriam mais. Vender para o Rio de Janeiro era um sonho, por isso, viram na Rede Asta a possibilidade de chegar lá.

É deste trabalho que tiram o seu sustento. São oito pessoas que participam das produções que são sempre feitas com muito amor, tranquilidade e cuidado. Elas valorizam cada pedacinho de tecido e fibra que passam por ali. Sabem que vem deles a possibilidade de continuarem a viver nesse pequeno paraíso, de onde as meninas pretendem nunca sair.

O grupo quer mesmo é levar todos para lá. Elas recebem turistas para visitar o espaço, onde os visitantes encontram o que chamamos de um verdadeiro trabalho de paz. Quem quiser visitar, entre em contato através do email contato@redeasta.com.br que passamos as informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário