quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Chegou a nova linha de produtos feitos de banner!

Tem novidade na área! Acabaram de chegar aqui na Rede Asta os novos produtos feitos com reaproveitamento de banner de propaganda, criados pelo grupo Mulheres Arteiras. Os itens foram confeccionados a partir de uma oficina desenvolvida este ano, fruto de um projeto da Caixa Econômica Federal em parceria com a Rede Asta e a designer Mônica Carvalho. Foram dois meses de criação e aprimoramento das peças, que resultou na linha completa de itens feitos em banner que você pode conferir aqui.

O objetivo das oficinas de desenvolvimento foi desenvolver uma linha de itens unissex e clássicos com excelente acabamento, melhorando a percepção do cliente frente aos produtos feitos com esse material: o banner. Para isso, foi previsto agregar outras matérias-primas que valorizassem o insumo principal, o banner, como forros internos térmicos ou acolchoados para as peças, viés, gorgurão e outros.

Os produtos foram pensados no detalhe, da escolha do banner, cor e padronagem, até a seleção dos aviamentos para o acabamento e forros internos, de modo que tudo se harmonizasse e fizesse sentido para o consumidor final. O resultado é uma linha de produtos diferenciados, cheios de design e qualidade, como você merece.

Vendo as costureiras em ação, ficamos admiradas em saber que uma linda bolsa feira é feita em apenas 20 minutos, desde a modelagem, o corte, a costura final até o acabamento. Por dia, a Márcia, uma das líderes do grupo, nos contou que elas produzem em média 100 bolsas. Agora imagine quanto material que iria para o lixo é reaproveitado a partir do talento destas mulheres! No grupo, as tarefas são divididas em linha de produção. Tem quem corte o molde com o estilete, quem costure e quem faça o acabamento da peça. Cada uma faz sua parte e juntas elas são um time imbatível na criação destes produtos!

Os banners são recebidos pela Rede Asta como doação de empresas como o SESC, a SRCOM, a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, entre outras. São limpos e organizados em rolos em nosso estoque. Dali são escolhidos pela qualidade que apresentam e vão para as mãos dessas mulheres. O olhar clínico das artesãs faz a separação do banner de forma que certas partes não entrem na produção por conterem logotipos de empresas e outros detalhes.


O importante é que o banner seja bonito, visualmente atrativo e o ideal é que permita compor produtos de uma mesma “família”. Assim, um mesmo banner pode gerar uma bolsa, uma pasta envelope, uma nécessaire, um porta-vinho e uma pasta para laptop, por exemplo. E todos juntos terão o mesmo estilo de cor e padronagem, valorizando as peças no conjunto.

Depois de cortar os moldes que vão gerar os produtos, as artesãs costuram a peça do avesso e, no final – pasme! - a viram usando o calor de um secador de cabelos, que torna o material mais maleável e fácil de moldar. E assim elas criam os produtos todos os dias, recortando, modelando, costurando, entre histórias, risos e um café preto, porque ninguém é de ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário