sexta-feira, 5 de setembro de 2014

5 de setembro, dia da Amazônia

Hoje é o dia da maior reserva de biodiversidade do mundo e o maior bioma do Brasil. A Amazônia tem mais de 2.500 espécies de árvores e 30 mil espécies de plantas. São mais de 4 milhões de km2 ocupando 49,29% do território nacional. 


E é deste ambiente incrível que brotaram produtos exclusivos, feitos com insumos vindos da floresta e de sua imensa flora. A partir do talento de nossos artesãos, participantes do projeto Coletivo Artes Coca-Cola, e do olhar criativo da designer Mônica Carvalho, uma artista com alma de artesã, criamos uma linha de acessórios, bolsas e objetos decorativos que levam de sementes a fibras e materiais reaproveitados, como garrafas PET e latinhas de refrigerante.


Através do artesanato, pode-se conhecer um pouco mais da cultura popular de uma região. Ele revela costumes, crenças, tradições e histórias de vida de um povo. Em comunidades da Amazônia, muitas vezes o artesanato é importante fonte de renda, muitas vezes responsável por boa parte do orçamento de uma família.



O projeto abrangeu 10 grupos de artesãos na região, 5 do município de Parintins, famoso ponto turístico local, e 5 das margens do Rio Negro. Aproveitando a identidade de cada grupo, muitos impregnados da herança da cultura e do artesanato indígena e sua produção, foram feitas oficinas para o desenvolvimento dos produtos artesanais feitos com materiais naturais e embalagens. Os produtos trazem a alma da região e sua maior marca: a floresta Amazônica. 


Foram usados materiais como o fio de tucum, o açaí, a semente de Jarina, a fibra da palmeira Tawary, entre outros. Um dos destaques da coleção é a bolsa pirarupet, feita pelo grupo Japiim da comunidade conhecida como Acajatuba, de Rio Negro, com mais de 200 escamas feitas de garrafa PET recortadas à mão e lixadas. As escamas de PET impressionam pela semelhança com as escamas do peixe pirarucu, considerado o maior peixe de água doce do mundo.

Ao todo 65 artesãs foram beneficiadas na primeira fase do projeto. E cada vez que você adquire um destes produtos, você está contribuindo para o crescimento pessoal e gerando rendas para suas famílias.


Coletivo Artes Coca-Cola

O objetivo deste projeto é capacitar grupos de artesãs de baixa renda usando uma dobradinha certeira: oficinas de design + reuniões sobre gestão e empreendedorismo. Cada grupo desenvolve uma coleção exclusiva de produtos que reciclam embalagens de Coca-Cola. Essa coleção é oferecida em canais de comercialização mais amplos do que a venda local, como a internet e o catálogo da Rede Asta. Isso garante que os grupos recebam pedidos mensais e se mantenham gerando renda e consciência ecológica. Do lado do consumidor, fica a certeza de adquirir um produto sustentável e afinado com os preceitos do comércio justo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário