domingo, 27 de julho de 2014

O sonho de uma rendeira

Todos os dias aqui na Rede Asta a gente se encanta com histórias tocantes e sensíveis, de gente que luta diariamente pra crescer e realizar seus sonhos. E é mais uma dessas histórias que vamos contar pra você.


Estivemos na cidade de Canaã, visitando o Artecan, para conhecer de perto o trabalho do grupo de rendeiras que fez parte do projeto da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em parceria com a Rede Asta. O projeto chamava-se Copa Artesanal e foi desenvolvido em cinco cidades onde aconteceram ações da Agência para a Copa do Mundo da FIFA: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Brasília. Os grupos produtivos escolhidos criaram lindas e exclusivas capas de almofadas, que promoveram o artesanato, a cultura local e os valores do Brasil junto a empresas e investidores estrangeiros.

E foi neste contexto que, no interior do Ceará, conhecemos um verdadeiro anjo. Uma senhorinha de baixa estatura, mas de grande coração, que nos acolheu com seu sorriso cativante e fala tranquila. Trata-se da Dona Norma, uma das muitas rendeiras da região que aprendeu seu ofício da mãe, que por sua vez aprendeu da avó, e vem perpetuando a tradição do bilro até os dias de hoje. Com dedos ágeis, Dona Norma cria rendas lindas e delicadas no desfiar das horas. O som que se ouve dos bilros batendo é uma melodia suave que preenche todo o espaço e, ainda agora, ecoa em nossos ouvidos.


Dona Norma, do alto dos seus 67 anos, nos confidenciou um sonho. E conhecer o sonho de alguém é algo muito sério, que nós ouvimos com muita atenção. Ela sonhava com um vestido, um vestido único, feito de uma linha especial que ela nunca teve condições de comprar. Um sonho que pode parecer simples e fácil de realizar, mas que pra ela era bem distante e difícil.

Ficamos tocadas com tanta doçura e simplicidade, e honradas por Dona Norma nos contar esse sonho de tanto tempo. Sentimos grande alegria em poder realizá-lo. E foi o que fizemos! Nossa equipe, junto com o pessoal da filmagem do projeto, levou as linhas tão desejadas para Dona Norma. Esse encontro, não temos como descrever, tamanha foi a nossa emoção. Deixamos aqui o vídeo para que vocês mesmos vejam.



Pra nós, da Rede Asta, são esses momentos que nos nutrem e alimentam diariamente. E são pessoas queridas e lindas, como Dona Norma, que nos fazem acreditar cada dia mais no nosso trabalho. Muito obrigada, Dona Norma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário