Tudo começou nos EUA onde vários Estados tinham ações isoladas referentes à prevenção do câncer de mama no mês de outubro. Posteriormente, o Congresso Americano aprovou o mês como período voltado a essa conscientização no país. Em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure criou o laço rosa, símbolo do movimento, e o distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York, que desde então acontece anualmente na cidade.
Em 1997, organizações das cidades de Yuba e Lodi nos EUA começaram a comemorar e fazer ações efetivas de prevenção ao câncer de mama, usando a denominação Outubro Rosa. As ações foram ganhando adesão de pessoas, entidades e empresas e ultrapassou os limites norte-americanos sendo disseminadas pelo mundo. Em várias cidades, monumentos e prédios públicos ganharam a cor rosa para chamar a atenção da opinião pública para a necessidade da prevenção. Eventos de moda, competições esportivas e outros aderiram ao programa, que vem crescendo a cada ano.
A prevenção é super importante para toda mulher, independente da idade. É preciso que conheçamos nosso corpo para saber o que é e o que não é normal. Ao encontrar alterações suspeitas nas mamas, procure imediatamente um serviço de saúde para a avaliação de um profissional.
Faça exames de rotina de acordo com sua idade. Esses exames ajudam a identificar o câncer antes que surjam os sintomas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, no Brasil, as orientações para o diagnóstico precoce do câncer de mama são:

Realizar o exame clínico das mamas anualmente.
Mulheres de 50 a 69 anos
Realizar exame clínico das mamas anualmente e mamografia a cada dois anos.
Prevenção é tudo de bom. Nós, da Rede Asta, praticamos e apoiamos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário