quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Um Natal Sustentável em São Lourenço

O Parque das Águas em São Lourenço é local de lazer, refazimento, descanso e paz. E quem poderia imaginar que neste lugar único um grupo de pessoas cheias de vontade e talento daria vida à decoração de Natal da cidade, toda feita com garrafas plásticas reaproveitadas? O projeto nasceu da parceria entre a Nestlé Waters e a Rede Asta.



Através da Secretaria de Cultura do Município e da direção do Parque das Águas foram selecionadas 15 pessoas para participar das oficinas para a confecção dos enfeites e elementos decorativos que estão trazendo o espírito do Natal verdadeiramente sustentável para a população. A designer Satsumi Murakami foi a responsável pelo desenho do projeto e das peças, e o artesão Edenelson Soares capacitou o grupo ensinando as técnicas de reuso das garrafas.


“Gostaria de registrar a enriquecedora experiência que foi trabalhar no projeto para a Nestlé Waters confeccionando os enfeites de natal para a cidade de São Lourenço MG, sob a coordenação e responsabilidade do casal Edenelson e Angela. O seu profissionalismo aliado a uma rara sensibilidade de ambos, fizeram com que o tempo de convivência em torno do projeto, se transformasse numa riquíssima vivência de aprendizados e de trocas num ambiente de alegria e colaboração. Sem dúvida, o êxito do resultado final é mérito da capacidade do casal e, obviamente, de quem neles depositou a confiança do projeto.” 
Patrício Gadadano e Bel Bahia , em nome de todos os membros do grupo de trabalho




Foram reaproveitadas mais de 25 mil garrafas de 1,26 l, 500 ml e 300 ml das Águas de São Lourenço, da Nestlé. Elas foram recortadas, furadas, filetadas, dobradas e amarradas para criar bolas em formato de icosaedro, guirlandas, flores e outros. A árvore de Natal também foi feita de reaproveitamento de garrafas e a decoração contou ainda com estrelas e um presépio de tetrapak confeccionado com a técnica do origami.

Foto da equipe que virou outdoor na entrada do Parque das Águas

“Gostaria de agradecer a empresa Rede Asta, no papel dos capacitadores e artesãos Edenelson e Angela, por me permitir conhecer, aprender e participar desse projeto tão bonito e especial. 
Um projeto de parceria entre as empresas Rede Asta e Nestlé Waters Br. Um Natal sustentável com produtos reutilizados, onde a maior preocupação das empresas Rede Asta e Nestlé é com o meio ambiente. Esse é um trabalho feito com garrafas PET e tetrapak. A finalidade principal é conscientizar a todos que com esses produtos podemos fazer um Natal sustentável mais colorido e menos poluente.” 
Jaqueline Teixeira, membro do grupo de trabalho


Projeto de Satsumi Murakami

Decoração já instalada
Satsumi, Edenelson, Angela e Flávio estiveram à frente do dia a dia e resumiram bem tudo que aconteceu:
"Logo de cara, a equipe da Asta pôde testemunhar a natureza carinhosa e acolhedora de São Lourenço, todos quiseram ajudar. Tão pouco tempo e o projeto já tem muitas histórias a contar... podemos dizer que esse movimento gerou tamanha expectativa na população, que muitos vieram nos visitar. Perguntavam, queriam saber, participar. Por isso essa equipe dá o melhor de si, afinal, a cada dificuldade vencida, a glória da realização se concretiza nas peças que saem de outras cujo destino seria o descarte. Reusar e transformar aqui fica ainda mais lindo, carregado de sentimentos de esperança e vontade de ter o melhor Natal de São Lourenço. Reusar com sentido de renascer - essa inspiração faz surgirem muitas idéias dos diretamente envolvidos como dos que quiseram vir participar. E não é um Natal só pela data não, é de amar a cidade, a família, os amigos, de sentir."






O projeto gerou renda para todos os participantes e mobilizou toda a comunidade. Foram mais de 240 horas de trabalho e muita dedicação da equipe envolvida, mas valeu a pena. O resultado encanta e ilumina o Natal da cidade de um jeito muito especial. São Lourenço merecia mais este presente para se juntar à beleza de suas águas neste final de ano. Nosso obrigado e parabéns a todos que contribuíram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário