quinta-feira, 23 de julho de 2015

Tecendo fibras, linhas e oportunidades

Num ambiente acolhedor tendo como cenário a exuberante Serra do Sambê em Rio Bonito- RJ, as artesãs do grupo Ecopolo tecem fios e linhas pra dar forma a produtos de grande beleza e colorido como bolsas, tapetes e almofadas. O Ecopolo foi criado em 2000 como um dos projetos da Associação Pró-Cidadania Vida e Desenvolvimento, ONG voltada a ações pela cidadania e com o objetivo de mitigar as diferenças sociais.

Surgiu da parceria entre a ONG e o SEBRAE-RJ, a Fundação Rotary Internacional e a Prefeitura Municipal de Rio Bonito. No início, era chamado Panos e Mangas e funcionava no bairro da Mangueira, em Rio do Ouro, atendendo as mães do projeto de crianças e adolescentes “Casa da Gente”. Cinco anos mais tarde veio para o centro da cidade de Rio Bonito, passou a se chamar Arte Vida Brasil e atualmente Ecopolo Tecelagem Manual.

Em meio a fios, lãs,  barbantes, fibras e tantos outros materiais o grupo Ecopolo inventa e reinventa histórias, texturas e tramas, nas mais diversas cores, com um leque de possibilidades sem fim. Em meio a linhas, lãs, barbantes, fitilhos e bouclê, urdiduras, texturas e tramas variadas vão se transformando em lindos produtos nas mãos dessas talentosas tecelãs.

O grupo é formado por mulheres que exercem o ofício da tecelagem artesanal visando a geração de trabalho e renda através da venda de seus produtos. Os resultados mostram que o artesanato é uma alternativa real de oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

São reutilizados materiais e é feito o beneficiamento de fibras naturais disponíveis na região, como bananeira, fibra do coco e taboa. Essas matérias-primas são utilizadas nas peças criadas por essa mulheres, que vão desde tecidos artesanais, utilitários do lar, brindes e acessórios.

“Com a experiência adquirida ao longo do tempo, cada vez mais vemos uma procura por produtos que utilizam matérias-primas naturais e recicladas, conciliando desse modo as atividades de criação e produção artesanal às questões ambientais.” afirma Clarice Morais, líder do grupo.




Através da arte milenar da tecelagem manual, o Ecopolo dá a chance de reinventar através dos mais diferentes usos de materiais, produtos que atendem essas necessidades do mercado que começa a se abrir para novas formas de consumo. Os produtos estão justificadamente revestidos da marca de ecologicamente corretos, pois são feitos utilizando uma mescla de  resíduos naturais e sintéticos e técnicas artesanais dentro de princípios associativistas.

Recentemente, o grupo recebeu a visita de estudantes americanos da Universidade de Tulsa Oklahoma para um workshop sobre Empresa Social com foco na cadeia produtiva do grupo em todas as suas fases, do beneficiamento da bananeira, tratamento da fibra, à tecelagem no tear manual para formação do tecido e confecção da peça final. Após a visita ao grupo, os estudantes estiveram na loja da Rede Asta em Laranjeiras onde ouviram Alice Freitas, nossa Diretora Executiva, que contou um pouco da nossa história, como comercializamos os produtos do Ecopolo e de outros grupos produtivos, e como atuamos na geração de renda para centenas de artesãs brasileiras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário