sexta-feira, 20 de março de 2015

Chegou a nova Coleção Floresta

Com 5.500.000 km2 de área, a Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. Um ambiente único, cheio de possibilidades, repleto de histórias e lendas locais sobre botos, criaturas como o Mapinguari e outras. Mas as histórias mais incríveis que as árvores guardam entre seus troncos e copas são as da sua gente, dos habitantes que nascem, crescem, constroem suas vidas e ali permanecem.


Em meio a este lugar mágico é que o projeto Coletivo Artes Coca-Cola desembarcou. A partir da parceria entre o Instituto Coca-Cola, a Rede Asta e a designer Monica Carvalho, foram feitas oficinas de capacitação com grupos de artesãos locais para o desenvolvimento de produtos, fortalecimento dos grupos e geração de renda através da venda das peças criadas durante as oficinas. Foram 6 grupos, 49 artesãos, sendo 9 homens e 40 mulheres nesta segunda fase do projeto realizada em 2014. Durante algumas semanas, a designer carioca Monica Carvalho, cujo trabalho já traz muito da inspiração dos materiais naturais, cocriou junto com os artesãos e a partir do que eles já traziam como identidade em seus trabalhos.

O resultado foi uma Coleção marcada pela alma da floresta, cheia de sementes como o açaí, o morototó,  a chumburana e a jarina. Esses insumos naturais foram combinados com materiais reaproveitados como a latinha de refrigerante e a garrafa PET. Os artesãos aprenderam ainda mais a ter um olhar ecológico e trazer o aspecto sustentável para sua produção. É o caso do Lázaro, do grupo de artesãos Biojoias Muru Muru. Ele criou a linha Brólhos em parceria com a designer. O nome vem do desenho do pingente, em formato que se assemelha a um abrolho, espinho encontrado em plantas da região. Hoje, Lázaro vê seu trabalho reconhecido e sonha até em ver sua obra sendo vendida fora do país.


Amanhã, 21 de março, é o Dia Mundial da Floresta. E temos o imenso orgulho em lançar esta nova Coleção feita pela união, o trabalho conjunto e afinado, o olhar para o reaproveitamento e a beleza que a natureza e seus insumos permitem. São mais de 70 itens, como colares, gargantilhas e pulseiras, além de clutch e objetos decorativos e utensílios. Confira aqui a Coleção completa e surpreenda-se.

Sobre o Coletivo Artes Coca-Cola 

O objetivo deste projeto é capacitar grupos de artesãs de baixa renda usando uma dobradinha certeira: oficinas de design + reuniões sobre gestão e empreendedorismo. Cada grupo desenvolve uma coleção exclusiva de produtos que reciclam embalagens de Coca-Cola. Essa coleção é oferecida em canais de comercialização mais amplos do que a venda local, através da Rede Asta. Isso garante que os grupos recebam pedidos mensais e se mantenham gerando renda e consciência ecológica. Do lado do consumidor, fica a certeza de adquirir um produto sustentável e afinado com os preceitos do comércio justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário