segunda-feira, 23 de julho de 2012

OFICINA DE DESIGN E ARTESANATO



Por: Marina Nicolaiewsky (Núcleo de Criação da Asta)

No último sábado, dia 21 de julho, tivemos uma oficina de design e artesanato, promovida pela Asta em parceria com mestrandas de design da Holanda (TUDelft). Juntamos artesãs de quatro grupos produtivos da Asta com designers holandeses e brasileiros. Trabalhamos para ajustar e desenvolver produtos para os turistas que virão durante os Jogos Olímpico e Copa do Mundo.

Cada artesã trabalhou em conjunto com dois designers, num processo que tratou sobre autenticidade dos produtos, personagens do público-alvo, funcionalidade e estética, além de utilizar dinâmicas práticas de criação e prototipagem.
Segundo os participantes, a troca foi muito rica já que as realidades diferentes, entre os designers e artesãos de diferentes países, proporcionou um intercâmbio imenso de visões, perspectivas e ideias.  A possibilidade de trabalhar com  pessoas tão distintas, todas tão criativas e com conhecimentos complementares, é única. 

Foi muito especial e acho que conseguimos inspirar nossas artesãs, ajudando-as a perceber o enorme potencial dos seus produtos, além de incentivá-las a pensar nos mercados futuros com planejamento e estratégia.

2 comentários: