quarta-feira, 20 de junho de 2012

TEDEX RIO + 20 - PARTE 2

TEDX RIO + 20 – DIA 1 (Parte2)
Por: Marina Nicolaiewsky (Núcleo de Criação da ASTA)


Continuação...

Depois do coffe break, com direito a brigadeiros, Helio Mattar, do Instituto Akatu, começou arrasando com a platéia, cheio de referências de livros e autores sobre consumo competitivo e sociedade da insatisfação permanente. Terminou sua fala lindamente, valorizando a percepção de abundância (ao invés da falta), que só existe em um contexto de Generosidade, Cuidado e Compaixão. Tudo a ver com a ASTA!

Mal sabíamos o que estava por vir! Marina Silva emocionou a todos com sua voz forte e suas histórias de vida incríveis. Não é possível reproduzir sua fala, mas podemos pegar algumas partes:

- É preciso nos reencontrar com nossa infância civilizatória, em que éramos orientados pelo SER (e não pelo fazer, ter e parecer);

- Como continuar livres, criativos, produtivos em um mundo limitado? Escolhendo! A Opção é a balança entre o vantajoso e o desvantajoso. Podemos Escolher o que ainda não existe, podemos Criar;

- A nossa União tem que ser não ingênua, não porque somos bonzinhos, mas porque precisamos uns dos outros!

Eleonor Luzes veio em seguida para dar números aterrorizantes sobre o vício em partos de cesarianas, tocando as mães, pais, filhos e filhas da plateia. Segundo ela, somos HomoSapiensFrater! Já a americana Jessica Mathews subiu ao palco toda animada e contagiou todo mundo com sua energia brincante. Com uma bola de futebol que gera energia para celular, ventilador, lâmpadas e mp3 players, ela nos provou que Sustentabilidade pode, e deve, ser divertido!

Viviane Cunha terminou a sessão da manhã com uma fala sobre materiais e técnicas menos danosas, e não muito caras, para serem usados na área de arquitetura e construções.

A manhã do primeiro dia de TEDX Rio + 20 foi encerrada e muita coisa boa ainda estava por vir na parte da tarde...

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário