terça-feira, 4 de agosto de 2009

Conheça o Nhanduti



Não sei você já notou, mas logo aí em cima do blog, a marca da Rede Asta aparece com um fundo super bonito. Essa textura é a renda Nhanduti, também conhecida como Tenerife, presente em alguns de nossos produtos. Quem desenvolve as peças para a Asta são as artesãs do grupo Nó e Nós, em Mesquita. Nhanduti significa Teia de Aranha em tupi e é também conhecida como Renda do Sol, por causa de sua forma radial. A história da origem dessa renda é bem romântica. Diz a lenda que a Nhanduti surgiu a partir do trabalho de uma jovem indígena, cujo amado havia desaparecido no dia do casamento. Ela o encontrou morto no meio da floresta e passou a noite abraçada a seu corpo. Quando o sol nasceu, a indiazinha notou que um belo manto de teia de aranha cobria o corpo do noivo. A jovem foi atrás de linha para copiar o trabalho das aranhas e o resultado foi uma linda mortalha de renda. Assim nascia a primeira peça de Nhanduti.
A baixo fotos do grupo Nó e Nós, e da bolsa feita por eles, com a técnica.





5 comentários:

  1. que bacana a historia desse tipo de textura. ao meu ver agrega mto valor para um produto
    além de ficar bonito!!
    parabens pelo trabalho
    abs

    ResponderExcluir
  2. Agrega sim!
    Aqui na Asta tudo que procuzimos tem um valor, um conceito agregado a ele, não se trata somente de concientização ambiental, mas também do vínculo emocional com o produto, que resulta no aumento do seu ciclo de vida.
    Que bom que você gostou!

    Glad you liked this blog, feel free to come and visit us any time!And we will see your website too!
    Thanks

    ResponderExcluir
  3. ola eu gostaria de ter informaçao sobre o trabalho de nhanduty ,,é q/ eu fazo este trabalho mas so tenho um desenho, e gostaria de ter outros desenhos ,eu queria saber se vcs tem , revistas ou apostilas vcs poderia me mandar alguma informação obrigada NEUSA

    ResponderExcluir
  4. Infelizmante não temos nenhum tipo de material para te oferecer. Mas quem sabe na internet mesmo você ache informações interessante!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Aqui na cidade de Socorro fazemos nhanduti e desenvolvemos vários tipos de teares

    ResponderExcluir