Artecan - Trairi (CE) |
Associação Miriam Porto Mota (CE) |
O desafio era criar um produto feito à mão com as
características do artesanato brasileiro nascinco cidades onde a Agência fará
ações para a Copa do Mundo da FIFA™: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte,
Fortaleza e Distrito Federal. Como
inspiração para a criação escolhemos o Buriti, simbolizando a flora brasileira
e a versatilidade do nosso povo. A árvore deveria estar presente no design da
peça a ser criada: uma capa de almofada. A geração de renda para os grupos
envolvidos também estava no escopo do projeto, como uma forma de incentivar o
empreendedorismo e o desenvolvimento de suas habilidades.
Foram dois meses de projeto, da escolha dos grupos nas cinco cidades à entrega das almofadas, passando pela pesquisa do conceito e materiais, aprovação dos protótipos e criação da embalagem. Nesses sessenta dias em que estivemos junto à Apex-Brasil, descobrimos grandes artesãs e suas belas histórias de vida, como a das rendeiras do Artecan, de Trairi, ou das mulheres que criam lindas frutas feitas de tecido na Cooperativa Dedo de Gente (Minas Gerais). Foi um projeto intenso e desafiador, mas muito inspirador para todas nós. Além desses grupos, participaram do projeto outros quatro: Ecopolo (Rio de Janeiro), Arte Candanga (Distrito Federal), Associação Miriam Porto Mota (Ceará) e Tecoste Confecções (São Paulo).
Arte Candanga (DF) |
Os itens criados, cinco padrões de capa de almofadas
exclusivos, geraram um total de 2.000 peças feitas e embaladas à mão, que
mostrarão o artesanato brasileiro aos parceiros da Apex-Brasil que estão
chegando ao nosso país por ocasião do evento.
Ecopolo (RJ) |
Para nós, da Rede Asta, é um prazer ver o quão longe o
trabalho e o talento desses artesãos pode ir. Obrigada à Apex-Brasil pela
oportunidade e a todos que contribuíram para que este projeto tivesse êxito.
Um pouco mais sobre a Apex-Brasil
A Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua
estrategicamente para inserir mais empresas brasileiras no mercado
internacional, por meio de ações de promoção comercial e atração de
investimentos. Seu trabalho visa a promover
exportações de produtos e serviços dos diversos setores da economia brasileira,
desenvolver a competitividade destas empresas e atrair investimentos
estrangeiros diretos para o Brasil.
Tecoste (SP) |
Produto entregue à Apex-Brasil |
Durante
a Copa do Mundo da FIFA™, o Projeto Copa do Mundo da Apex-Brasil trará 2.300
compradores, investidores e formadores de opinião estrangeiros ao Brasil para
realizar agendas de negócios e acompanhar os jogos do mundial. Neste período, a
Agência desenvolverá ações que visam a estimular as exportações brasileiras e
captar investimentos, bem como projetar a imagem comercial do Brasil no mercado
internacional. O projeto é desenvolvido em parceria com mais de 700 empresas e
entidades setoriais brasileiras. É neste contexto de negócios que o projeto Copa Artesanal realizado em parceria pela Apex-Brasil e Rede Asta
está inserido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário