Em meio a este lugar mágico é que o projeto Coletivo Artes Coca-Cola desembarcou. A partir da parceria entre o Instituto Coca-Cola, a Rede Asta e a designer Monica Carvalho, foram feitas oficinas de capacitação com grupos de artesãos locais para o desenvolvimento de produtos, fortalecimento dos grupos e geração de renda através da venda das peças criadas durante as oficinas. Foram 6 grupos, 49 artesãos, sendo 9 homens e 40 mulheres nesta segunda fase do projeto realizada em 2014. Durante algumas semanas, a designer carioca Monica Carvalho, cujo trabalho já traz muito da inspiração dos materiais naturais, cocriou junto com os artesãos e a partir do que eles já traziam como identidade em seus trabalhos.
O resultado foi uma Coleção marcada pela alma da floresta, cheia de sementes como o açaí, o morototó, a chumburana e a jarina. Esses insumos naturais foram combinados com materiais reaproveitados como a latinha de refrigerante e a garrafa PET. Os artesãos aprenderam ainda mais a ter um olhar ecológico e trazer o aspecto sustentável para sua produção. É o caso do Lázaro, do grupo de artesãos Biojoias Muru Muru. Ele criou a linha Brólhos em parceria com a designer. O nome vem do desenho do pingente, em formato que se assemelha a um abrolho, espinho encontrado em plantas da região. Hoje, Lázaro vê seu trabalho reconhecido e sonha até em ver sua obra sendo vendida fora do país.
Amanhã, 21 de março, é o Dia Mundial da Floresta. E temos o imenso orgulho em lançar esta nova Coleção feita pela união, o trabalho conjunto e afinado, o olhar para o reaproveitamento e a beleza que a natureza e seus insumos permitem. São mais de 70 itens, como colares, gargantilhas e pulseiras, além de clutch e objetos decorativos e utensílios. Confira aqui a Coleção completa e surpreenda-se.
Sobre o Coletivo Artes Coca-Cola
Nenhum comentário:
Postar um comentário